NAS NUVENS

NAS NUVENS
Powered By Blogger

Arquivo do blog

Powered By Blogger

street&strass&stress

streetstrassstress

Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 27 de julho de 2010

Boa Noite, Pedro Maciel

Boa Noite, Pedro Maciel

Fiquei muito feliz pela generosidade, pelo reconhecimento, pelo entusiasmo, pela oportunidade...
Eu recebi o convite para a vernissa do seu livro: "Como deixei de ser Deus" na livraria da Vila Lorena.
Não lembro o que me impediu de ir... pois gosto de passear por livros e livrarias, de tomar vinho tinto (recomendação médica, rsrs), de ver gentes e voyeur mulheres e cenas, de estar e deliciar boutades e senso de humor, apesar da timidez e de um certo humor ácido que, às vezes, desanda... rs.
No entanto, duas semanas depois caí de pára-quedas numa fria noite nessa mesma livraria da vila, caí numa vernissa com palestra de um livro de coletânea de haikais... O pequeno auditório cheio para ouvir quatro autores da coletânea....
E, na ocasião, lembrei do seu livro ali lançado e procurei-o e não o achei... e perguntei enfático para a vendedora pelo seu livro ali lançado recentemente... ela pesquisou no computador e me disse que só por encomenda... não entendi o sumiço do livro recém-lançado... ela me explicou que é assim mesmo: a editora deixa em consignação uma quantidade e tal...
Objetei que o livro fora lançado ali há duas semanas atrás!!?! Que recebi o convite, mas não pude vir. Ela ponderou que, então, foram vendidos e não houvera ainda a reposição pela editora, pela distribuidora...
Tenho mania de pegar e folhear e ler aos pedaços e saltos os livros na livraria... e fiquei chateado. Não entendi essa política das editoras e das livrarias... Lembro que em outra oportunidade ainda procurei-o na livraria Cultura Nacional e também só por encomenda e tal... Não curto comprar pela Internet ou correio... Gosto do rito e do contato físico com o livro na livraria, na biblioteca.
Agora, nessa mesma noite da vernissa da coletânea de haikais, ocorreu um fato sui generis ali na livraria: como achei o vinho fraco e demorado por demais no piso da coletânea... Subi, curioso, uma escada (era minha primeira vez nessa loja) e, no topo, dei de cara com um garçom atencioso a servir generosas taças de vinho tinto...
Beleza! Mudei na hora de vernissa e me estabeleci naquele piso, superior em diversos aspectos...
Circulei receoso expressando naturalidade pelo terreno estranho e agitado de público jovem fashion e logo me refestelei estrategicamente num sofá atrás da mesa de autógrafos do escritor...
Observei distraído que não tinha nenhum livro sobre a mesa de autógrafos, nem algum monte de livros ao lado... não vi nada... mas também, estava mais focado no vinho tinto, nas formas e feições femininas, no desfile de beldades e gentes que dei pouca atenção ao fato... mas, de repente, ouvi o autor comentar alto para uma amiga:
Acabou meu livro na livraria! A editora deixou poucos livros...
Quem quiser meu livro autografado tem que trazê-lo de casa!!!
Ou tentar comprá-lo noutra livraria e vir para cá!!?

E ficou sentado na sua mesa com um lindo arranjo de flores, uma decorativa compota de tira-gostos, da qual me servia, educadamente, mas: sem os livros... e ria da sua sorte, da situação um tanto surreal:
Noite de lançamento de um livro sem o livro!!?!
Amigos, convidados, alunos, familiares, do autor, iam chegando e cadê o novo livro? Ganhavam abraços, beijos, explicações, risos, condolências... O escritor tinha ótimo senso de humor, resignado... e barba estudadamente por fazer.
Mais tarde, pedi para ver o livro – o livro avesso a lançamentos - nas mãos de uma consorte sentada no mesmo sofá... não lembro mais o título e o autor, mas lembro que era um livro de ensaios sobre modernidade, filosofia, psicanálise, arte... Lembro de ter visto Nietzsche e Foucault em alguns ensaios...
Lembro, também, que eu saí da livraria da Vila Lorena bem bebum!
Mas, feliz das doses de resveratrol na veia... e na faixa.
E sonhando - por ruas tortuosas suspensas na fria noite - com a boca jolie da morena de belas gargalhadas...
Abraços!
Prometo que ainda vou encontrar seu livro sumido numa dessas viagens livrescas e depois lhe escrevo...

jc.pompeu, jul. 2010 (o relato narrado ocorreu em out. de 2009)

Nenhum comentário: